Mato Grosso do Sul permanece na primeira posição do ranking de certificados digitais emitidos aos advogados em relação ao número total de profissionais no Estado. São sete mil certificados válidos, o que corresponde a 75% de advogados. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, os dados expressam a preocupação e o interesse da classe dos profissionais sul-mato-grossenses quanto à utilização do processo.
Os dados são do último levantamento da Certisign, empresa responsável pela emissão dos certificados digitais. “Somos um Estado de vanguarda e buscamos, constantemente, melhorias nos procedimentos relativos ao dia a dia do advogado”, diz Júlio Cesar. O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, Leopoldo Lopes, explica que os advogados estão cada vez mais preocupados com a aquisição do certificado, uma vez que o Poder Judiciário do Estado já está 100% digital e o Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) está em fase de implantação e já chegou a 12 municípios de MS.
Conforme Leopoldo, embora o Conselho Federal esteja lutando pela obrigatoriedade do uso do certificado digital apenas para a assinatura e envio das petições por meio eletrônico, mas não para os demais atos (acesso ao sistema, leitura de intimações, etc), é importante que os advogados saibam e se interessem em aprender a manusear a tecnologia. “O certificado digital serve para diversas outras interações por meio eletrônico com órgãos federais, instituições financeiras, dentre outros", complementa.
O advogado pode comprar a certificação digital na sede da OAB/MS, na Capital, ou em mais 11 pontos de atendimentos no Estado. Mais informações no site http://www.acoab.com.br/
Fonte: http://www.oabms.org.br