Notícias

Homem é preso com 50 quilos de peixe em Mato Grosso do Sul

Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2014

Um homem foi preso e multado em R$ 2 mil, nesta sexta-feira (03), por pescar durante a piracema. Com ele foram apreendidos 50 quilos de pescado das espécies pintado, dourado e curimbatá, três redes de pesca e uma tarrafa.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental (PMA), após denúncias, uma equipe foi ontem até o assentamento Retirada da Laguna, localizado na zona rural de Guia Lopes da Laguna, onde morava o homem, e encontrou na residência do denunciado diversos peixes capturados no período de piracema, além de petrechos de pesca proibidos do tipo rede e tarrafa, que ele utilizava na pescaria ilegal.

O acusado foi preso por pescar e armazenar pescado em período de defeso e com uso de petrechos proibidos. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna, onde foi autuado em flagrante delito e saiu depois de pagar fiança.

O pescador responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Nota da Redação: As proibições e punições não devem ocorrer apenas no período de piracema, época de reprodução e desova dos peixes. A legislação que protege estes animais neste período não visa preservar a integridade física dos indivíduos e sim garantir que, no futuro, existam mais animais para serem vitimados por essa cruel prática, para alimentar o lucro à custa da morte. A prática da pesca deve ser abolida definitivamente.
Fonte : www.jusbrasil.com.br